Publicidade

RESPONSIVE ADS HERE

O FESTIVAL

SOBRE O FESTAC por Natanael Gomes de Alencar

Difícil falar no FESTAC sem ressaltar a importância da AGTAC em sua realização. Há cerca de vinte e um anos, a AGTAC começou a promover produções teatrais e culturais. E desde 1989 vinha organizando o FESTAC, até que ficou inviável para a AGTAC, haja vista problemas inesperados.
Bem, desde seu início, o FESTAC buscou divulgar atividades teatrais, dando espaço às apresentações de grupos teatrais de Cubatão e Região, e, ás vezes até de outros estados do Brasil.
Nas várias edições do FESTAC, tivemos participação de grandes nomes do mundo artístico nacional e da região, que compartilharam sua experiência artística com todos que estiveram presentes nas mesmas. Todas as edições foram extremamente dinâmicas. Não há como ser diferente, dada a inquietação salutar do artista. Então, tivemos encontros, brigas, além da partilha.
No FESTAC, as oficinas, workshops, bate-papos fora ou dentro de mesas redondas, etc. promoveram oportunidades de crescimento e valorização do Teatro Cubatense, nos inserindo num universo artístico de alto padrão, mais pelas vivências dos processos, que pelos resultados.
O FESTAC foi importante para que certos diretores, dramaturgos, atores, os envolvidos nos espetáculos em geral, não desistissem.
Durante certo tempo, em que havia ausência de festivais de danças e outros, o FESTAC serviu para mostrar o trabalho de artistas de outras áreas. É preciso não esquecer que a AGTAC, também, em seus inícios, sempre deu guarida a grupos de dança independentes aqui surgidos.
O FESTAC, como outros festivais, sempre deu guarida ao novo, ao contemporâneo, ao experimental, além de ser uma vitrine onde se exibe a nossa maravilhosa diversidade cultural, nos permitindo ver a originalidade de suas concepções e criações.